domingo, outubro 22, 2006

Medo...

Esta história começa num dia perdido em vielas do Bairro Alto, onde dois jovens passeavam.
Ele, João, morria de medo de viver e daquelas sombras que saíam dos becos para o agarrar.
Ela, Maria, tinha o condão de o acalmar, partilhando segredos e sonhos.
Foi precisamente um sonho que os levou até ali.
Com uma câmara de filmar ao ombro, João procurava a luz e locais ideais para esconder a vergonha que já sentia de estar frente a uma objectiva.
Tinham decidido fazer um filme.
Quase em agonia perante os dias que iam passando, João e Maria decidiram concretizar um sonho comum e passaram à acção.
O argumento era simples: Não existia!
Apenas duas pessoas que decidem filmar-se, em situações comuns e outras menos, em busca de um objectivo que ainda desconheciam.
-Olha, vamos começar aqui. Disse João olhando para o cimo de umas escadas, Não eram mais que duas ou três e as paredes em volta estavam sujas e muito pouco atraentes. Ele sempre se irritara com a escolha da parte antiga da cidade para filmar. A maior parte das pessoas raramente vem aqui, pensava. O melhor era escolher avenidas largas e luminosas mas também não o tinha feito.
-Está bem! Disse ela a medo. Quem começa?
-Começamos os dois! Trouxe o tripé a contar com isso.
-Vá, vamos começar.
Sentaram-se nas escadas e começaram a gravar a conversa.
-Foda-se!!!
-Foda-se???? Tás parvo ou quê?
-Que foi? Perguntou João meio a sorrir.
-Decidimos fazer uma obra prima e a primeira palavra que dizes é foda-se??. Vai-te foder tu João Silvestre. Cabrão!
Os dois riram por uns bons dois minutos...As hostilidades tinham começado.
-Isto é uma estupidez. A gente devia ter escrito um argumento. Assim vamos demorar dois anos a acabar isto.
-Qual argumento? Tu és maluca? Só se for aquele livro que andas a escrever desde a Idade Média.
Maria levantou-se furiosa, para logo se sentar de novo.
-Estúpido. Estás a ficar careca.
João riu a bom rir Embora fosse verdade, ainda demoraria uns anos.
-Miúda eu não tenho argumento. Só sei que estou a ficar maluco.
Ela olhou longamente para uns olhos que não escondiam sinceridade.
-Porque estás a dizer isso?
João levantou-se bruscamente e debruçou-se sobre Maria.
-Ontem tive um sonho muito estranho. Acordei assustado e sem ter a certeza de estar acordado.
-Sim? Vá, conta lá! Está bem desculpa. Já percebi que te está a incomodar.
-Olha eu não percebi bem. O sonho era apenas um dia normal em que tudo estava igual, à excepção de pequenos pormenores.
-Quais?
-Aconteciam coisas estranhas. Em certa altura estava a comprar uma revista e uma senhora meteu conversa comigo enquanto esperava para ser atendido. Estava a morrer de tanta seca e constrangimento, com as histórias que ela me forçava a ouvir. De repente fechei os olhos e desejei que desaparecesse. Bum!! Quando os abri ela já não estava lá!
Maria tentou não rir, mas sem sucesso. –Oh meu parvalhão. São as vantagens de um sonho.
-Não estás a perceber. O sonho estava a ser demasiado real e normal. Perante aquele passe de magia, assustei-me e despertei num salto. É com vergonha que te digo que durante uma boa hora tive dúvidas se estava mesmo acordado. Nem o velho truque do beliscão funcionou.
-E agora? Já tens a certeza?
-Sim! Só que o pior estava para vir.
-Ah! Ainda há mais?
-Estúpida. Queres ouvir ou não?
-Vá conta. Estava a brincar.
Ele voltou a sentar-se nas escadas. -Hoje quando vinha ter contigo encontrei uma amiga minha. Aquela por quem tive um fraquinho.
-A do nariz pequenino?
-Oh minha grande besta. O nariz dela não é grande. Ela é que é muito magra.
-Pois! E o Pinóquio era apenas um primo afastado.
-Já acabaste?
-Desculpa. Podes continuar. Esta história ainda vai demorar?
-Se eu te apalpar as mamas prometes que deixas de me gozar?
-Hum. OK! Combinado.
Eu ia a descer para o metro e estava a olhar para trás quando choquei com alguém. Era o Pinóquio!
Os dois riram uns segundos.
-Está bem, pequeno não é. Mas ela é bem gira.
-Bom. Quando reparei quem era fiz aquela cena deprimente que envolve fingir que estou muito surpreendido e contente. Mas de repente, vinda sabe-se lá de onde, comecei a ouvir uma música.
-Uma música?
-Sim, mas só eu é que ouvia. Era a música que eu costumava ouvir quando estava apaixonado por ela.
-Não sei se vomito ou se fico curiosa. Mas de onde vinha a música?
-Já alguma vez elogiei a tua capacidade de observação? Já te disse que não sei! Pelos vistos só eu é que ouvia. Acho que vinha de dentro da minha cabeça. É como se a minha vida passasse a ter banda sonora.
-Foi só dessa vez?
-Não. Agora é a toda hora.
-E só tu é que ouves? Perguntou Maria já meio a rir.
-Não. Às vezes as outras pessoas também ouvem. Isto não pode ser normal. Se fosse só eu, era fácil de explicar. Mas assim...
-Olha, João! Sabes que sou tua amiga e que podes contar comigo, mas confesso que estou um pouco sem palavras. Só tenho uma coisa para te pedir.
-O quê?
-Podias passar uma musiquinha para mim?
-Isso é que é ser amiga. Obrigadinho. E o que queres ouvir? Se calhar o som da minha mão na tua cara?
Já meio irritado, levantou-se e sentou-se algumas vezes tentando acalmar-se.
-Vá lá. Não te zangues comigo. Onde está o sentido de humor?
-Desculpa. Isto está a pôr-me um pouco nervoso.
Passaram poucos segundos em silêncio até que começou a ouvir-se uma música - Singing in the rain. Maria olhou para João preparando-se para uma piada triunfal, quando viu nos olhos dele uma expressão que a deixou pasmada.
-Não me vais dizer que...Vá lá não sejas parvo!!
-É melhor irmos embora. Vai começar a chover.
-Vai o quê?
Subitamente, começaram a cair pequenas gotas de chuva, ao mesmo tempo que um sorriso aparecia e outro se transformava em puro espanto.
-Vá. Temos que ir. A câmara pode estragar-se.
Maria estava como embriagada e apenas conseguiu responder.
-Vamos.
Os dois levantaram-se e foram embora.
-Eu não te disse que não era preciso argumento.

-E agora acredito em ti...

4 comentários:

Kiau Liang disse...

:) (o primeiro sorriso do dia)

Abelhinha disse...

:)

Que melhor argumento do que a vida real?

Cláudia disse...

Gostei de ler :)
Beijinho

kolm disse...

Gostei do sonho... recordações de outro sonho!!

bom fim de semana!!